06mar
Poplicado em: 06/03/2022 Comentários: 0

Estão abertas as inscrições para a Oficina Dramaturgia(s), que será ministrada por João Bosco Amaral. A ação formativa integra o projeto “Manutenção Oops!..”  que tem apoio institucional da Lei Emergencial de apoio à Cultura (Lei Aldir Blanc) e será realizada gratuitamente de modo online, pela plataforma Zoom. Os interessados em participar da Oficina devem enviar o nome completo e contato telefônico para ciaoops@hotmail.com. A oficina, que abordará as diferentes dramaturgias que compõem a criação de um espetáculo, acontecerá nos dias 12 e 13 de março, das 14h às 17h (horário de Brasília).

Dramaturgia(s)

A oficina partirá de um estudo da estrutura do texto e do espetáculo teatral, através de procedimentos semióticos e da análise da história das principais estéticas dramatúrgicas e teatrais.

No primeiro momento, serão estudadas as peculiaridades estruturais dos diferentes textos teatrais (verbais ou não),  pois para se compreender o drama enquanto diferentes “escrituras”, é preciso entender também os signos teatrais.

A fase subsequente será a realização bastante sumária de um percurso histórico e crítico das transformações cruciais ocorridas com a escritura dramática. Desta forma, partiremos dos primórdios da encenação e chegaremos ao teatro pós-dramático e as criações contemporâneas.

Como derradeiro momento da oficina, serão colocadas em análises as diferentes estruturas dramatúrgicas que compõem a encenação teatral para além do texto escrito (direção, atuação, cenografia, etc) e como elas se completam numa única dramaturgia orgânica.

João Bosco Amaral

Ator, Diretor e pesquisador Teatral com Licenciatura em Artes Cênicas pela UFG e Mestrando pela Universidade do Minho em Portugal, João Bosco Amaral iniciou a sua carreira artística em 1998, e desde então participa de variados espetáculos de diferentes grupos teatrais, tanto como ator, quanto como diretor. Em 2000 fundou a Cia. Teatral Oops!.., e juntamente com a Oops!..participa de Festivais de Teatro em diferentes países, ocasiões em que foi agraciado com prêmios variados, seja na função de ator, cenógrafo, diretor, iluminador ou dramaturgo. É reconhecido pelo trabalho de pesquisa desenvolvido no campo do Teatro Contemporâneo, tanto do ponto de vista da encenação quanto da atuação.

“Este projeto foi contemplado pelo Edital de Seleção de Projetos de Teatro – Concurso nº 09/2021-SECULT-GOIÁS – Secretaria de Cultura – Governo Federal .”

Compartilhar