15ago
Poplicado em: 15/08/2023 Comentários: 0

Entre agosto e setembro, Cia teatral Oops!.. apresenta dez espetáculos em diferentes cidades de Goiás e oferece quatro oficinas em Goiânia

Projeto de manutenção da Cia contempla a estreia do seu novo espetáculo, o infantil “La Máquina”

No ano em que completa 23 anos de existência, a Cia teatral Oops!.. celebra a trajetória apresentando parte de seu repertório a diferentes públicos do estado de Goiás. Entre os meses de agosto e setembro, a companhia vai apresentar, de graça, um espetáculo diferente em cada cidade: Palmeiras de Goiás, Araçu, Brazabrantes, Petrolina, Linda Vista de Goiás, Jaraguá, Corumbá, Goiânia, Damolândia e Anápolis. A capital do estado receberá uma estreia, o novo espetáculo da companhia, o infantil “La Máquina”, que será apresentado no dia 8 de setembro no Teatro SESC Centro. Goiânia ainda será contemplada com quatro oficinas gratuitas entre os dias 21 e 24 de agosto, no Centro Cultural UFG. As ações fazem parte do projeto “Oops!.. em Manutenção – Inclusão e Internacionalização”, que tem apoio do Fundo de Arte Cultura do Estado de Goiás/2017.

As oficinas oferecidas neste projeto são desdobramentos dos treinamentos técnicos realizados pelo grupo com artistas de diferentes nacionalidades e que serão partilhados pelos integrantes do grupo para a comunidade em geral. O público poderá participar da oficina de teatralidade infantil voltada para crianças de 7 a 12 anos. As demais são destinadas a qualquer pessoa interessada nas artes cênicas, acima de dezesseis anos: fiscalidade do ator, vocalidade para atores e o ator em construção. Todas as oficinas vão acontecer durante o período de 21 a 24 de agosto, em diferentes horários. As pessoas interessadas devem enviar email para ciaoops@hotmail.com até o dia 20 de agosto, indicando qual oficina deseja participar, com o nome completo e contato telefônico. Há 30 vagas para cada oficina. 

Espetáculos na estrada

Depois do processo formativo realizado em Goiânia, a companhia pega estrada pelo interior de Goiás para apresentar parte do seu repertório cultivado ao longo de 23 anos. Palmeiras de Goiás recebe “Pequeno Príncipe” no dia 28 de agosto; Araçu, “Arruda com Alecrim”, no dia 29; Brazabrantes “O Doente Imaginário”, no dia 30 e Petrolina, “Desamor”, no dia 31. Em setembro, Linda Vista de Goiás terá a apresentação de “Mateus e Mateusa”, no dia 4; Jaraguá de “Encantos”, no dia 5; Corumbá de Goiás de “Gato Preto” no dia 6; Damolândia  “Olho” no dia 12 e Anápolis de “William Wilson” no dia 16. 

Estes espetáculos já percorreram o Brasil e também outros países, como Colômbia, México, Equador, Portugal, Espanha, França  e Itália. “Poder voltar a apresentar em Goiás após 2 anos fora, apresentando, estudando, treinando com diferentes artistas em Portugal, Espanha e França com certeza será uma experiência diferente, principalmente levando em consideração o fator de inclusão, algo específico deste projeto, que é poder apresentar para públicos que normalmente estão fora dos circuitos tradicionais, em zonas que nunca receberam apresentações teatrais, além de focar em pessoas em situação de vulnerabilidade. É de fato mergulhar nas nossas raízes culturais e levar o Teatro aonde o povo está!”, ponderam João Bosco Amaral e Sol Silveira, integrantes da Oops!. que estão, neste momento, concluindo estudos de Mestrado em Braga, Portugal.

O público dessas cidades poderá assistir a trabalhos criados a partir de três eixos principais: o Clown, presente principalmente nas montagens infantis; o Contemporâneo, com foco no suspense e na dramaticidade; e por último o Farsesco, com grande influência da Commedia Dellarte, do teatro popular e das manifestações da cultura popular, presente principalmente nas obras de rua. 

Estreia 

Goiânia receberá a estreia do novo espetáculo da companhia no SESC Centro. “La Máquina”, um espetáculo infantil, será apresentado às 19h do dia 08 de setembro. O espetáculo apresenta uma história cheia de cores, diversão e mistérios, que destaca a importância da preservação ambiental e do poder da imaginação. Trata-se de uma experiência imersiva que une a arte e a tecnologia: a partir de projeções de vídeo, é criado um cenário dinâmico e mutável que transporta o público para os diversos mundos explorados nessa aventura. É uma proposta nova, onde o grupo mergulha na pesquisa da Media Art e da interação entre a Arte, a tecnologia, artistas e público, numa obra imersiva que traz elementos de diferentes linguagens artísticas.

Compartilhar