28maio
Poplicado em: 28/05/2020 Comentários: 0

Se o teatro como “arte do encontro” não é possível neste momento, ele não deixa de existir no ambiente virtual. Por isso, a Cia. Teatral Oops!… se desafia e inova ao produzir um teatro on-line em tempos de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19. O resultado desta empreitada, dentre outras atividades, é o experimento cênico Le Petit Cirque des Ilusions, que foi desenvolvido em plataformas digitais e contou com a colaboração de artistas cênicos do Brasil, Argentina, Espanha e França.

Com este teatro que se reinventa e se ressignifica, a Cia. Teatral Oops!… questiona: o que aconteceria se os artistas não tivessem mais nada? A produção artística seria negligenciada ou abandonada? E a vida dos fazedores de arte perderia o sentido? Estas perguntas movem a criação do experimento cênico Le Petit Cirque des Ilusions e mostram o ânimo e a vontade de criar de artistas em isolamento, fazendo o Teatro acontecer nos ambientes internos de suas casas e o apresentando nas redes.

O experimento cênico reflete também sobre o artista hoje, a sua função e “utilidade” na sociedade contemporânea, ao passo que afirma o artista como o grande fabricante do “remédio” da alma, que se manifesta no teatro on-line, nas lives musicais, nos livros e em filmes e séries.

Intercalando jogos de corpos em diálogos absurdos ou poéticos, ritmo e interatividade, a obra nos levará a um turbilhão de situações burlescas e ingenuamente fantásticas. É um trabalho inclassificável (Teatro? Vídeo? Dança?) que se inventará à medida do processo entre os artistas, pequenos ou grandes sonhadores. É a busca do “perder para encontrar”. E encontra o lúdico, o jogo, a poesia e interação com o público, que agora substitui a poltrona do teatro pelos dispositivos móveis (celular, tablet e notebook).

A iniciativa foi produzida dentro das atividades do projeto Le Petit, apoiado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, e será apresentada ao vivo e on-line nos dias 30 e 31 de maio de 2020, às 17 horas, nas redes sociais (Instagram e Facebook) e no canal da companhia no YouTube.

SERVIÇO

Apresentação ao vivo e on-line do experimento cênico Le Petit Cirque des Ilusions

Dia: 30 e 31 de maio

Horário: 17 horas

Local – Plataformas digitais:

Facebook: www.facebook.com/ciateatraloops

Instagram: www.instagram.com/ciaoops

YouTube: http://www.youtube.com/user/CiaTeatralOops

Compartilhar