PROJETO MANUTENÇÃO OOPS!.. 18 ANOS APRESENTA DOIS ESPETÁCULOS NESTE FIM DE SEMANA EM GOIÂNIA
Peças são adaptações dos contos O Gato Preto e William Wilson, do escritor norte-americano Edgar Allan Poe.
A Cia Teatral Oops!.., apresenta dois espetáculos do projeto Manutenção Oops!.. 18 anos, neste fim de semana, em Goiânia. No sábado (27), às 20h, a companhia encena a peça Gato Preto, e no domingo (28), às 19h, é a vez da obra William Wilson. Os espetáculos são baseados em contos do escritor norte-americano Edgar Allan Poe e receberam apoio por meio da Lei Goyazes. As apresentações serão realizadas no Teatro Goiânia Ouro, de forma gratuita e aberta ao público.
Gato Preto narra a história de Annabela, uma mulher de natureza extremamente sensível e delicada, esposa exemplar e especialmente afeiçoada aos animais. Contudo, sucessivos acontecimentos estranhos a fazem crer que o seu gato, chamado Plutão, possui algo de sobrenatural, uma espécie de maldição do Gato Preto, ela se torna uma pessoa irritável, sombria e apática, sem muita simpatia por animais ou pelo próprio marido.
A encenação é construída a partir das memórias de Annabela, nas quais relembra as desventuras de sua destruição, em uma conturbada narrativa sobre a corrupção moral ao longo do tempo, que, aos poucos, consome a protagonista. Há, também, a figura do misterioso Gato Preto, causador de um enigma intrigante, que põe em cheque a já abalada serenidade da personagem, levando à dúvida sobre se os acontecimentos narrados são verdades inexplicáveis ou apenas exageros de uma mente adoecida.
Por sua vez, a peça William Wilson conta a história de um jovem rico que encontra, logo no primeiro dia de aula, um colega com o mesmo nome que o seu. No princípio, William e seu homônimo são apenas colegas de escola, que se detestam levemente por serem tão parecidos. Porém, a maneira protetora com que o homônimo o trata causa aborrecimento e desprezo pelo seu sósia, fazendo-o fugir da escola. Após a fuga, William mergulha em um mundo sombrio de decadência moral e espiritual, envolvendo-se em orgias, traições e jogos de azar.
Com estética contemporânea e regada ao som ao vivo do rock, a peça tem como proposta reunir elementos como a erudição, a loucura, a consciência de si mesmo e o horror. O personagem vive um conflito psicológico, mas sem ter consciência disso. Ele vive o drama de ser perseguido por um sósia que o reprime e o pune nas situações cruéis em que lhe causa dor e humilhação. Esses aspectos indicam que William Wilson apresenta um distúrbio psíquico em seu processo de auto identificação, partindo-se em dois: o que faz a maldade e o que a condena.
A Cia Teatral Oops!.. possui mais de 18 anos de história. Criada por João Bosco Amaral, em Goiânia, a companhia já se apresentou em países como Portugal, Espanha, México, Colômbia e Equador. O projeto Manutenção Oops!.. 18 anos foi lançado no final do ano passado e apresenta neste mês os espetáculos Arruda com Alecrim, Gato Preto e William Wilson. Em 2019, o projeto recebeu incentivo cultural da Enel Distribuição Goiás por meio da Lei Goyazes.
Serviço
Projeto Manutenção Oops!.. 18 anos – Espetáculo Gato Preto
Quando – sábado (27).
Horário – 20h.
Local – Teatro Goiânia Ouro, Rua 3, nº 1016, Centro, Goiânia.
Projeto Manutenção Oops!.. 18 anos – Espetáculo William Wilson
Quando – domingo (28).
Horário – 19h.
Local – Teatro Goiânia Ouro, Rua 3, nº 1016, Centro, Goiânia.